Notícias de saúde
17 de fevereiro de 2022 (Bibliomed). Embora o acúmulo de evidências observacionais tenha demonstrado que a apneia obstrutiva do sono (AOS) estaria associada ao desenvolvimento de fibrilação atrial (FA), o efeito causal da apneia na fibrilação ainda não está claro. Por isso, este estudo teve como objetivo avaliar o efeito causal da AOS na fibrilação atrial.
Os pesquisadores utilizaram um método de Randomização Mendeliana (RM) de 2 amostras para avaliar o efeito causal da AOS na fibrilação atrial. Os dados foram obtidos de estudos de associação do genoma publicados recentemente com até 217.955 indivíduos e dados sobre a associação de fibrilação atrial variante de outro estudo de associação do genoma com até 1.030.836 indivíduos. As estimativas de efeito foram avaliadas usando o método ponderado de variância inversa. Outras análises de RM foram realizadas em análises de sensibilidade.
Os resultados mostraram que a apneia obstrutiva do sono prevista geneticamente foi associada a um risco aumentado de fibrilação atrial.
Fonte: Journal of the American Heart Association. DOI: 10.1161/JAHA.121.022560.
Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.
Veja também