Notícias de saúde

Sedentarismo aumenta risco de recorrência de câncer

26 de janeiro de 2022 (Bibliomed). A falta de atividade física é comum entre os sobreviventes de câncer e aumenta o risco de morte por recorrência da doença ou outras causas, indica estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos.

Quase 60% dos sobreviventes de câncer incluídos no estudo relataram que não praticavam atividade física no lazer. Outros 16% disseram que participavam de atividades físicas, mas por menos do que os 150 minutos por semana recomendados pelas autoridades de saúde.

Além disso, 35% dos sobreviventes de câncer no estudo indicaram que passavam uma média de seis a oito horas sentados por dia, enquanto 25% ficavam oito ou mais horas diariamente, de acordo com os pesquisadores. Ficar sentado mais de oito horas por dia aumentou o risco de morte entre os sobreviventes de câncer em pouco mais de 80% e dobrou o risco de morte por recorrência da doença.

Para este estudo, os pesquisadores avaliaram a atividade física e o tempo médio semanal gasto sentado entre 1.535 sobreviventes de câncer nos Estados Unidos por até nove anos. Os participantes foram solicitados a relatar sua atividade física semanal de lazer ou não relacionada ao trabalho e o tempo médio gasto sentado ou sedentário.

Os pesquisadores então determinaram se esses números tinham um efeito sobre a saúde dos participantes e seu risco de recorrência ou morte do câncer. Durante o período de estudo de nove anos, 293 dos participantes do estudo morreram, 114 deles de câncer.

Pouco menos de 57% dos participantes do estudo relataram que não praticavam atividade física no lazer, enquanto apenas 28% indicaram que atingiram ou excederam o limite de 150 minutos por semana. Daqueles que relataram zero atividade física no lazer, 24% morreram durante o período do estudo, em comparação com 8% daqueles que se exercitaram mais de 150 minutos semanais.

Da mesma forma, 22% daqueles que indicaram que ficaram sentados por oito horas ou mais por dia morreram, em comparação com 15% daqueles que ficaram sentados por quatro horas ou menos. Daqueles que relataram zero atividade física no lazer, 9% morreram de câncer durante o período do estudo, em comparação com 3% daqueles que se exercitavam mais de 150 minutos por semana.

Fonte: JAMA Oncology. DOI: 10.1001/jamaoncol.2021.6590.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários