Notícias de saúde

Crianças com deficiência devem fazer atividade física

18 de janeiro de 2022 (Bibliomed). Os benefícios da atividade física provavelmente são universais para todas as crianças, incluindo crianças e adolescentes com deficiência. A participação dessas crianças em atividades físicas, incluindo esportes adaptativos ou terapêuticos e recreação, promove a inclusão, minimiza o descondicionamento, otimiza o funcionamento físico, melhora a saúde mental, bem como o desempenho acadêmico e aumenta o bem-estar geral.

Apesar desses benefícios, as crianças e adolescentes com deficiência enfrentam barreiras à participação e tem níveis mais baixos de condicionamento físico, taxas reduzidas de participação e uma prevalência maior de sobrepeso e obesidade em comparação com seus pares em desenvolvimento típico. Os pediatras e cuidadores podem superestimar os riscos ou ignorar os benefícios da atividade física nesse grupo, o que limita ainda mais a participação.

As avaliações de pré-participação geralmente incluem avaliação do estado de saúde, capacidade funcional, preferências de atividades individuais, disponibilidade de programas apropriados e precauções de segurança. Dada a complexidade, a avaliação pré-participação para essas crianças pode não ocorrer no contexto de uma única visita ao consultório, mas sim ao longo de um período de tempo com a contribuição da equipe multidisciplinar (médicos, treinadores, professores de educação física, enfermeiras escolares, especialistas em recreação adaptativa, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e outros).

Algumas crianças e adolescentes com deficiência podem desejar participar de esportes organizados para experimentar o desafio da competição, e outros podem preferir atividades recreativas para diversão. Para atingir a meta de inclusão em atividades físicas adequadas para todas as crianças com deficiência, as barreiras infantis, familiares, financeiras e sociais à participação precisam ser identificadas e abordadas. Os profissionais de saúde podem facilitar a participação incentivando a atividade física entre essas crianças e suas famílias durante as visitas. Os prestadores de cuidados de saúde podem criar "prescrições de atividade física" para elas com base nas atividades preferidas da criança, estado funcional, necessidade de adaptação da atividade e oportunidades recreativas disponíveis na comunidade.

Fonte: Pediatrics (2021) 148 (6): e2021054664.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários