Notícias de saúde

O que leva adolescentes com dor abdominal à emergência?

17 de janeiro de 2022 (Bibliomed). A avaliação da dor abdominal aguda em uma paciente adolescente do sexo feminino deve incluir a consideração de todas as fontes potenciais de dor, incluindo etiologias ginecológicas. O objetivo de recente estudo foi determinar a frequência de avaliação das causas ginecológicas de dor abdominal em adolescentes atendidas em um pronto-socorro pediátrico.

Por meio da realização de uma revisão retrospectiva de meninas entre 12 e 21 anos de idade que se apresentaram ao departamento de emergência ou centros de atendimento de urgência em uma única instituição pediátrica com a queixa principal de dor abdominal durante 2016, os pesquisadores procuraram determinar a frequência de avaliação das causas ginecológicas de dor abdominal nessas meninas.

Eles identificaram 1.082 meninas com queixa principal de dor abdominal. De acordo com as observações, há deficiências na avaliação das fontes ginecológicas de dor abdominal em meninas tratadas em instalações pediátricas e havia evidências de disparidades raciais potenciais. A modelagem multivariável revelou uma probabilidade significativamente maior de pacientes negros versus pacientes brancos realizarem o teste de DST e serem submetidos a um exame pélvico, e menos probabilidade de se submeterem a exames de imagem.

Assim, a inclusão de etiologias ginecológicas é recomendada na avaliação da dor abdominal em meninas adolescentes.

Fonte: Journal of Pediatric and Adolescent Gynecology. DOI: 10.1016/j.jpag.2021.05.004.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários