Notícias de saúde

Obstrução intestinal: entenda o problema de Bolsonaro

15 de julho de 2021 (Bibliomed). O presidente Jair Bolsonaro, internado com dores abdominais e soluço persistente, foi diagnosticado com suboclusão intestinal, que é uma condição que ocorre quando há o bloqueio parcial da passagem das fezes pelo intestino.

A condição pode ser ocasionada por uma compressão no intestino por tecido fibroso, comum em pacientes que já se submeteram a alguma cirurgia abdominal, hérnias, tumores, diverticulites, aderências e cálculos biliares, entre outros. Além disso, o estresse pode aumentar as chances de alterações intestinais. Em decorrência da facada que levou durante a campanha eleitoral de 2018, Bolsonaro já se submeteu a quatro cirurgias no intestino, o que pode ter ocasionado a obstrução atual.

Pacientes com obstrução intestinal apresentam dores abdominais (cólicas), estufamento do abdômen, parada da eliminação de gases e fezes e a presença de vômitos que se tornam cada vez mais intensos e frequentes.

Nem sempre o tratamento da obstrução intestinal é cirúrgico, sendo indicado primeiro o tratamento clínico para desobstrução. No caso do presidente, em que a oclusão é parcial, ele será submetido a um tratamento clínico baseado em jejum, reposição hidroeletrolítica endovenosa e uso de antibióticos para evitar infecções. Apenas caso este processo não funcione, será realizada a intervenção cirúrgica.

Fonte: Bibliomed.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários