Notícias de saúde

O que é a obstrução intestinal, quadro que já acometeu o Presidente Bolsonaro?

03 de janeiro de 2022 (Bibliomed). O Presidente Bolsonaro já apresentou algumas vezes quadros abdominais que se assemelham a uma obstrução do intestino – a chamada “obstrução intestinal”. 

 

A obstrução mecânica do intestino pode ser causada por obstáculos que se situam em três locais: fora da alça intestinal, na parede da alça intestinal e no interior da alça intestinal. As causas de origem de fora das alças intestinais formam o grupo mais importante das obstruções intestinais. Incluem principalmente as aderências, as hérnias, o vólvulo (a chama da “torção” do intestino” e as neoplasias (cânceres ou tumores).

 

As principais causas de obstrução intestinal no adulto são as bridas e aderências, seguidas de hérnias. As aderências pós-operatórias ocorrem após quase todas as cirurgias abdominais e são a principal causa de obstrução intestinal, representando mais de 40% de todos os casos e de 60% a 70% dos casos que acometem o intestino delgado. As aderências podem ser também de origem inflamatória. Os tipos de cirurgia que mais frequentemente levam à obstrução são as cirurgias do colo e do reto (especialmente a retal), a apendicectomia e os procedimentos ginecológicos, além das cirurgias realizadas em caráter de emergência por traumatismos abdominais. 

 

Cerca de 1% dos pacientes desenvolvem obstrução por bridas no primeiro ano após cirurgia abdominal, e metade dos casos ocorre no primeiro mês pós-operatório. Entretanto, a obstrução pode ocorrer a qualquer momento, e cerca de 20% dos casos surgem mais de 10 anos após a cirurgia original. Os índices de mortalidade vão de 3%, para obstruções simples, até 30%, nos casos de perfuração ou necrose intestinal.

 

A obstrução mecânica apresenta distensão a montante do local obstruído, a dor é em paroxismos de cólicas a cada quatro a cinco minutos na obstrução mais proximal e menos frequente nas distais. A dor pode desaparecer após a distensão intestinal ter-se instalado.

 

Quando surge dor contínua, deve-se pensar em estrangulamento da alça intestinal. Neste caso, a alça intestinal entra em sofrimento, e a circulação daquele segmento do intestino pode estar comprometida. Há interrupção na eliminação de gases e fezes, mas, nas obstruções altas, o paciente pode evacuar o conteúdo distal. Os vômitos serão tanto mais intensos quanto mais alta for a obstrução.

 

Fonte: Manual de Urgências em Pronto Socorro, disponível em www.bibliomed.com.br

 

 

 

 

 

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários