Notícias de saúde

Bebês com COVID-19 podem ter febre e doença respiratória leve

27 de julho de 2020 (Bibliomed). Dados emergentes sugerem que o COVID-19 afeta principalmente adultos, com crianças tipicamente sem sintomas ou curso leve de doença. Embora algumas séries de casos relatem que crianças que procuram atendimento médico com doença grave ou crítica ou necessitam de hospitalização têm maior probabilidade de ter menos de um ano de idade, a maioria dos relatórios iniciais da China e da Europa sugerem que os bebês são variavelmente, mas de uma maneira geral, afetados levemente. Dados limitados foram publicados sobre crianças nos Estados Unidos.

Pesquisadores da Northwestern University, em Chicago, e colegas relataram uma série de casos de um único centro nos EUA com 18 crianças com menos de 90 dias de idade que apresentaram resultado positivo para coronavírus com síndrome respiratória aguda grave 2.

Os pesquisadores descobriram que os bebês com COVID-19 positivo tinham idade entre 10 e 88 dias, 39% eram do sexo masculino e nenhum tinha histórico médico significativo. Três dos bebês foram testados ambulatorialmente, enquanto 15 foram testados no departamento de emergência. A maioria das crianças apresentou doença febril leve (77,8 por cento), sem doença pulmonar significativa. Metade foi hospitalizada, nenhuma exigindo cuidados intensivos. Um bebê teve co-infecção bacteriana do trato urinário, mas dos cinco testados para outros vírus respiratórios, nenhuma co-infecção viral foi identificada. As cargas virais na nasofaringe dos bebês foram notavelmente altas. A etnia latina foi super-representada entre os bebês positivos.

Portanto, segundo o artigo publicado na revista The Journal of Pediatrics, os bebês com COVID-19 geralmente têm doenças leves, principalmente se apresentando com quadro de febre.

Fonte: The Journal of Pediatrics. DOI: 10.1016/j.jpeds.2020.06.047.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários