Notícias de saúde

Não há vantagem em prolongar prednisona em crianças pequenas com síndrome nefrótica

06 de dezembro de 2021 (Bibliomed). Estudo apresentado na Kidney Week 2021, realizada de 4 a 7 de novembro em San Diego, nos Estados Unidos, mostrou que não há vantagem em estender a terapia inicial com prednisona além dos três meses padrão em crianças pequenas com síndrome nefrótica idiopática.

A maioria dos pacientes responde à terapia com corticosteroides e tem um resultado favorável em longo prazo. No entanto, mais de um terço sofrerá recaídas frequentes e alguns estudos sugeriram que estender a terapia com prednisona inicial de três semanas para seis semanas pode reduzir o risco de recaídas subsequentes em crianças com menos de 6 anos.

Os pesquisadores fizeram um estudo multicêntrico aberto em 172 crianças menores de 4 anos com síndrome nefrótica idiopática; metade foi alocada aleatoriamente para as 12 semanas padrão de prednisona e metade para terapia prolongada por seis meses.

No acompanhamento de um ano, os pacientes tratados por seis meses para o episódio inicial de síndrome nefrótica sensível a esteroides tiveram resultados "semelhantes ou apenas ligeiramente melhorados" em comparação com aqueles que receberam o tratamento padrão.

Proporções semelhantes de crianças estavam em remissão sustentada (28% com terapia padrão vs. 39% com terapia estendida; P = 0,11), sem diferença significativa na frequência de recaídas (3,0 vs. 2,2, respectivamente; P = 0,10) ou em a proporção com recaídas frequentes (48% vs. 45%; P = 0,76). O tempo de recaída também foi comparável nos grupos de terapia padrão e estendida (4,2 e 7,4 meses, respectivamente, P = 0,12).

Para os pesquisadores, com base nesses achados, parece não haver vantagem em estender a terapia inicial além de três meses em crianças pequenas com síndrome nefrótica sensível a esteroides, sendo recomendável a esses pacientes o tratamento similar ao recebido por crianças mais velhas.

Fonte: Kidney Week 2021. November 4 - 9, 2021. San Diego, EUA.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários