Notícias de saúde

Pandemia de Covid-19 afetou neurodesenvolvimento infantil

06 de fevereiro de 2023 (Bibliomed). Estudos primários propuseram que a imunidade antiviral materna aberrante e/ou parto em quarentena, como durante a pandemia de Covid-19 em andamento, pode estar associado ao risco de comprometimento do neurodesenvolvimento (NDI) na prole.

Um novo estudo teve como objetivo avaliar as associações de nascimento e criação durante a pandemia de Covid-19 com risco de NDI entre bebês e avaliar a associação de exposição gestacional ao SARS-CoV-2 com este risco.

Esta metanálise de 8 estudos, incluindo 21.419 bebês, descobriu que 7% dos bebês que fizeram triagem de neurodesenvolvimento durante a pandemia de Covid-19 estavam sob risco de comprometimento do neurodesenvolvimento, e que 12% daqueles com exposição gestacional ao SARS-CoV-2 estavam sob risco de comprometimento do neurodesenvolvimento. O comprometimento da comunicação foi o único domínio do neurodesenvolvimento de risco significativamente aumentado de ocorrência durante a pandemia de Covid-19.

Esses achados sugerem que o neurodesenvolvimento geral não foi alterado pela pandemia de Covid-19, mas o nascimento ou a criação durante a pandemia de SARS-CoV-2, independentemente da exposição gestacional, foi associado a um risco significativo de comprometimento da comunicação entre os bebês.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.38941.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários