Notícias de saúde

Vacinas de mRNA para COVID-19 são seguras para grávidas

01 de junho de 2021 (Bibliomed). Muitas grávidas nos Estados Unidos estão recebendo vacinas de RNA mensageiro (mRNA) coronavírus 2019 (Covid-19), mas os dados são limitados sobre sua segurança na gravidez. Nos Estados Unidos, as vacinas que usam esta técnica são a da Pfizer e a da Moderna.

No sentido de verificar se havia diferenças nas reações e na segurança destas vacinas em gestantes, de 14 de dezembro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021, pesquisadores usaram os dados do sistema de vigilância “v-safe after vacination health checker”, o registro de gravidez v-safe e o Vaccine Adverse Event Reporting System (VAERS) para caracterizar o inicial segurança das vacinas de mRNA Covid-19 em pessoas grávidas. O estudo foi publicado no New England Journal of Medicine.

Um total de 35.691 mulheres participantes v-safe de 16 a 54 anos de idade foram identificadas como grávidas. Dor no local da injeção foi relatada com mais frequência em mulheres grávidas do que em mulheres não grávidas, enquanto cefaleia, mialgia, calafrios e febre foram relatados com menos frequência. Entre 3.958 participantes inscritos no registro de gravidez v-safe, 827 tiveram uma gravidez completa, dos quais 115 (13,9%) resultou em uma perda de gravidez e 712 (86,1%) resultou em um nascimento (principalmente entre os participantes com vacinação no terceiro trimestre). Os desfechos neonatais adversos incluíram nascimento prematuro (em 9,4%) e tamanho pequeno para a idade gestacional (em 3,2%); nenhuma morte neonatal foi relatada.

Embora não sejam diretamente comparáveis, as proporções calculadas de resultados adversos da gravidez e neonatais em pessoas vacinadas contra Covid-19 que tiveram uma gravidez completa foram semelhantes às incidências relatadas em estudos envolvendo mulheres grávidas que foram conduzidos antes da pandemia de Covid-19. Entre 221 eventos adversos relacionados à gravidez relatados ao VAERS, o evento mais frequentemente relatado foi o aborto espontâneo (46 casos).

Os resultados preliminares não mostraram sinais de problemas de segurança óbvios entre as gestantes que receberam vacinas de mRNA Covid-19. No entanto, um acompanhamento mais longitudinal, incluindo o acompanhamento de um grande número de mulheres vacinadas no início da gravidez, é necessário para informar os resultados maternos, da gravidez e do bebê.

Fonte: New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2104983.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários