Notícias de saúde

Infecções leves podem gerar proteção contra COVID-19

21 de outubro de 2021 (Bibliomed). As crianças e adolescentes geralmente se apresentam com doença do coronavírus 2019 leve ou assintomática; no entanto, eles são essenciais como vetores da transmissão da infecção pelo coronavírus. Descobertas recentes revelaram que os anticorpos neutralizantes (nAbs) persistem até 6 meses em adultos convalescentes; no entanto, pouco se sabe sobre a cinética do nAbs em crianças.

Um estudo observacional prospectivo de centro único foi conduzido em 57 grupos familiares de doença coronavírus em 2019, incluindo crianças em idade neonatal e pediátrica atendidas no Hospital Universitário de Pádua (Itália). Para cada paciente, foram coletadas amostras de sangue para quantificação de nAbs por meio de teste de neutralização por redução de placa e detecção de imunoglobulina G e/ou imunoglobulina M. da proteína spike antinucleocapsídeo.

Foram analisadas 283 amostras de sangue coletadas de 152 casos de coronavírus confirmados (82 pais e 70 filhos ou irmãos mais velhos com idade mediana de 8 anos, intervalo interquartil: 4–13), apresentando-se assintomáticos ou com doença levemente sintomática. Apesar da diminuição da imunoglobulina G ao longo do tempo, os nAbs persistiram por até 7 a 8 meses em crianças, enquanto os adultos registraram uma tendência de declínio modesto. Curiosamente, crianças com <6 anos e, em particular, aquelas com <3 anos, desenvolveram níveis mais elevados de longa duração de nAbs em comparação com irmãos mais velhos e/ou adultos.

O estudo concluiu que as infecções leves e assintomáticas por síndrome respiratória aguda grave por coronavírus 2 em grupos familiares levam a nAbs mais elevados entre as crianças.

Fonte: Pediatrics. DOI: 10.1542/peds.2021-052173.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários