Notícias de saúde

COVID-19 pode aumentar risco de Guillain-Barré

07 de outubro de 2021 (Bibliomed). Pessoas com COVID-19 podem ter maior risco de desenvolver a síndrome de Guillain-Barré, descobriu um estudo do University Medical Center Rotterdam, nos Países Baixos. Onze dos 49 pacientes com o raro distúrbio em que o sistema imunológico ataca os nervos sofreram recentemente de COVID-19.

A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune que causa inflamação nos nervos, causando fraqueza e formigamento nas pernas e braços, perda de sensibilidade, alterações na pressão arterial, palpitações e paralisia muscular.  Ela pode durar semanas ou vários anos, de acordo com o National Institutes of Health. Embora seja relativamente raro, pode ser grave e geralmente é desencadeado por uma infecção bacteriana ou viral aguda.

Entre os pacientes com Guillain-Barré possivelmente relacionado ao coronavírus, que causa fraqueza muscular e, em alguns casos, paralisia, oito desenvolveram uma forma do distúrbio que causa danos aos nervos. Além disso, sete apresentavam paralisia facial, ou paralisia dos nervos da face, afetando a movimentação dos músculos.

Para este estudo, os pesquisadores avaliaram 49 adultos com 50 anos ou mais com Guillain-Barré confirmado entre janeiro e maio do ano passado. Os participantes eram da China, Dinamarca, França, Grécia, Itália, Holanda, Espanha, Suíça e Grã-Bretanha.

Na admissão hospitalar, oito dos 11 pacientes de Guillain-Barré com infecção por COVID-19 apresentavam sinais de aumento da inflamação. No entanto, os pesquisadores não encontraram mais pacientes com diagnóstico da síndrome durante os primeiros quatro meses da pandemia em comparação com os anos anteriores.

Embora a população do estudo seja pequena, aqueles que desenvolveram Guillain-Barré após COVID-19 parecem ter mais probabilidade de ter essas complicações do que outros com o transtorno.

Fonte: Brain. DOI: 10.1093/brain/awab279.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários