Notícias de saúde

COVID-19 pode causar sequelas neurológicas e psiquiátricas

11 de maio de 2021 (Bibliomed). Sequelas neurológicas e psiquiátricas de COVID-19 foram relatadas, mas os dados sobre as taxas de incidência e riscos relativos são limitados.

Um novo estudo realizado na Universidade de Oxford, ainda não publicado em revistas médicas, usando estudos de coorte retrospectivos e análise de tempo até o evento, estimou a incidência de diagnósticos CID-10 nos 6 meses após um diagnóstico confirmado de COVID-19: hemorragia intracraniana; acidente vascular cerebral isquêmico; Parkinsonismo; síndrome de Guillain-Barré; distúrbios de nervo/raiz nervosa/plexo; doença mioneural/muscular; encefalite; demência; humor, ansiedade e transtornos psicóticos; uso indevido de substância; e insônia.

No levantamento realizado, 236.379 pacientes sobreviveram a um diagnóstico confirmado de COVID-19. Entre eles, a incidência estimada de sequelas neurológicas ou psiquiátricas em 6 meses foi de 33,6%, com 12,8% recebendo o primeiro diagnóstico. A maioria das categorias de diagnóstico foram mais comuns após COVID-19 do que após influenza ou outras infecções respiratórias, incluindo acidente vascular cerebral, hemorragia intracraniana, demência e distúrbios psicóticos. Os resultados foram ambíguos para Parkinsonismo e síndrome de Guillain-Barré. Entre os casos de COVID-19, as incidências e as razões de risco para a maioria dos distúrbios foram maiores em pacientes que foram hospitalizados, e notadamente naqueles que sofreram encefalopatia. Os resultados foram robustos para análises de sensibilidade, incluindo comparações com outros quatro eventos de índice de saúde.

Em conclusão, o estudo forneceu evidências de morbidade neurológica e psiquiátrica substancial após infecção por COVID-19. Os riscos eram maiores, mas não se limitavam a quem tinha COVID-19 grave. As informações podem auxiliar no planejamento de serviços e identificação de prioridades de pesquisa.

Fonte: medRxiv. DOI: 10.1101/2021.01.16.21249950.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários