Notícias de saúde

Intervenção precoce pode minimizar sequelas de paralisia cerebral

06 de outubro de 2021 (Bibliomed). A paralisia cerebral (PC) é a deficiência física mais comum na infância. A intervenção precoce para crianças menores de 2 anos com ou em risco de PC é crítica. Agora que existe uma diretriz baseada em evidências para o diagnóstico precoce e preciso da PC, é necessário resumir a intervenção precoce eficaz e específica da PC e conduzir novos estudos que aproveitem a plasticidade para melhorar a função e aumentar a participação. Um estudo publicado em JAMA Pediatrics traz recomendações se aplicam principalmente a crianças com alto risco de PC ou com diagnóstico de PC, com idade entre 0 e 2 anos.

O estudo teve como objetivo revisar sistematicamente as melhores evidências disponíveis sobre intervenções precoces específicas da PC em 9 domínios que promovem a função motora, habilidades cognitivas, comunicação, comer e beber, visão, sono, gerenciamento do tônus muscular, saúde musculoesquelética e suporte dos pais.

Nesta revisão sistemática, houve evidência de boa qualidade para o envolvimento dos pais em programas de intervenção e intervenções específicas de tarefa e contexto para melhorar os resultados motores e cognitivos em crianças com paralisia cerebral. A evidência em outros domínios do desenvolvimento não é tão forte e as recomendações condicionais são baseadas em outras populações de alto risco.

Assim, é fundamental que a intervenção precoce para paralisia cerebral comece no diagnóstico e as deficiências associadas sejam monitoradas e tratadas de acordo com as recomendações.

Fonte: JAMA Pediatrics. DOI: 10.1001/jamapediatrics.2021.0878.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários