Notícias de saúde

Consumo de alimentos ultraprocessados e qualidade da dieta de europeus

14 de setembro de 2021 (Bibliomed). O processamento de alimentos tem sido apontado como um fator capaz de afetar negativamente o sistema alimentar global, incluindo o perfil da dieta dos consumidores. Os objetivos de recente estudo foram fornecer uma descrição do consumo de alimentos ultraprocessados (UPFs) na grande população de crianças, adolescentes e adultos de oito países europeus participantes do estudo I.Family, e investigar a associação entre Ingestão de UPFs e qualidade nutricional da dieta.

Um recordatório alimentar de 24 horas foi usado para avaliar a ingestão alimentar. O Healthy Dietary Adherence Score utilizou um QFA (Questionário de Frequência de Alimentos) para avaliar a qualidade da dieta.

Observou-se que quase metade da ingestão diária de energia dos 7.073 participantes veio de UPFs, e essa tendência diminuiu progressivamente com a idade. Frutas e vegetais, peixes e alimentos ricos em fibras foram consumidos com pouca frequência no quinto quintil de ingestão de UPF, tanto em adolescentes quanto em adultos. O consumo de alimentos com alto teor calórico e baixo valor nutricional, operacionalmente definidos como "junk food", foi significativamente maior no quinto quintil.

Assim, na população do estudo European I.Family, as UPFs contribuíram com uma proporção significativa da ingestão energética diária, particularmente em crianças e adolescentes. Uma maior ingestão de UPFs foi associada a uma qualidade alimentar inferior.

Fonte: Nutrition, Metabolism & Cardiovascular Diseases. DOI: 10.1016/j.numecd.2021.07.019.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários