Notícias de saúde

EUA registram menor número de casos de gripe em anos

26 de agosto de 2021 (Bibliomed). Nos Estados Unidos, a temporada de gripe 2020-21 foi a mais leve já registrada desde pelo menos 1997, o primeiro ano em que os casos do vírus foram rastreados, de acordo com dados divulgados pelos Centers for Disease Control and Prevention (CDC).

Bem menos de 1% de mais de 1,1 milhão de amostras coletadas de pessoas com sintomas semelhantes aos da gripe testaram positivo para o vírus sazonal. Em uma temporada de gripe "típica", em que cerca de 35 milhões de pessoas estão infectadas com o vírus, até 25% das amostras testadas dão positivo, com base em dados históricos do CDC.

A redução nos casos de gripe observada entre outubro de 2020 e maio de 2021 é provavelmente devido às medidas tomadas para limitar a disseminação do COVID-19, como o uso de máscaras que cobrem o nariz e a boca e o distanciamento social, isso porque, como o COVID-19, a gripe se espalha por meio de gotículas de vírus emitidas da boca e do nariz. Logo, as mesmas medidas de prevenção usadas para prevenir a doença COVID-19 funcionam para a gripe, incluindo distanciamento físico, mascaramento, evitar multidões e ficar em casa quando está doente.

Da mesma forma, as amostras com teste positivo para vírus sincicial respiratório, ou RSV, que causa o resfriado comum, caíram de 15% nos meses que antecederam a pandemia de COVID-19 em 2020 para entre 1% e 2% durante o resto do ano e em maio, informou a agência.

Nos últimos quatro anos, as taxas de testes positivos para esse vírus nunca caíram abaixo de 3% e chegaram a 17%, de acordo com o CDC. Entre 17 de abril e 22 de maio, a porcentagem de amostras com teste positivo para RSV aumentou de 1,1% para 2,8%. Durante este período, muitas regiões do país relaxaram as restrições quanto a mascaramento e grandes encontros.

Da mesma forma, o percentual de amostras com resultado positivo para adenovírus respiratórios, que também podem causar resfriado comum, bem como pneumonia, variou de 1,2% a 2,6% entre janeiro de 2020 e abril deste ano, antes de aumentar para 3% em maio.

Não está claro se as "baixas históricas" para esses e outros vírus respiratórios relatados pela agência continuarão durante o outono e inverno, visto que as restrições do COVID-19 foram relaxadas em muitas partes do país. No entanto, a redução da disseminação dessas doenças, que podem causar doenças graves, principalmente em idosos e pessoas com problemas crônicos de saúde, mostra o valor das coberturas faciais e outras medidas de controle, incluindo a vacinação.

Fonte: Centers for Disease Control and Prevention. August 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários