Notícias de saúde

Rejeição à vacina do Covid-19 diminuiu adesão à vacina da gripe

22 de julho de 2022 (Bibliomed). Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, mostrou que nos estados onde a taxa de adesão à vacina contra o Covid-19 foi baixa, o mesmo ocorreu com a vacina contra a gripe.

A análise dos dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA até janeiro de 2022 mostrou que as taxas de vacinação contra a gripe em adultos permaneceram relativamente estáveis ??em todos os estados durante a primeira temporada de gripe da pandemia (2020-2021), antes da ampla disponibilidade de vacinas COVID-19. Mas as taxas de vacina contra a gripe na segunda temporada de gripe da pandemia (2021-2022) - quando as vacinas COVID-19 estavam amplamente disponíveis - caíram de cerca de 44% para cerca de 39% em estados com taxas abaixo da média de vacinação COVID-19. Em contraste, as taxas de vacina contra a gripe nos estados com as maiores taxas de vacinação COVID-19 aumentaram de 49% para quase 53%.

De acordo com os pesquisadores, a diminuição da confiança nas agências de saúde pública causada pela controvérsia sobre as vacinas COVID-19 como uma possível razão para a queda na vacinação contra a gripe, indicando que a baixa aceitação da vacina contra o Covid-19 pode ter se espalhado para a vacinação contra a gripe. Os resultados são classificados como alarmante pelos autores, que temem que este comportamento se espalhe por outras vacinas, levando ao aumento de casos de doenças e mortes preveníveis via vacinação.

Fonte: The New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMc2204560.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários