Notícias de saúde

Antidepressivos podem não funcionar em pessoas com fatores de risco cardiovascular

21 de maio de 2009 (Bibliomed). Pessoas com depressão que apresentam também fatores de risco para doença cardíaca, como pressão alta, diabetes e colesterol alto, podem não responder à terapia com medicamentos antidepressivos, segundo estudo apresentado esta semana no encontro anual da Associação Americana de Psiquiatria, em San Francisco, EUA.

Avaliando 187 adultos hospitalizados com depressão, pesquisadores da Universidade do Estado de Michigan observaram que 23% falhavam na resposta ao tratamento com antidepressivos e eram tratados com terapia eletroconvulsiva. E esses pacientes cujo tratamento não funcionava bem tinham uma probabilidade muito maior de ter pressão alta, diabetes, colesterol alto ou obesidade.

As análises indicaram que o número médio de fatores de risco cardiovascular era significativamente maior entre aqueles que não respondiam aos antidepressivos, comparados àqueles que tinham bons resultados com o tratamento. Cerca de metade dos “não-respondentes” à terapia apresentavam cinco fatores de risco, caracterizando a síndrome metabólica.

De acordo com os autores, futuros estudos “precisam examinar se o controle agressivo da pressão sanguínea, da glicose, do colesterol e do peso melhora os resultados da depressão e de outros transtornos psiquiátricos persistentes”.

Fonte: American Psychiatric Association. 20 de maio de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários