Notícias de saúde

Covid Longo pode desaparecer em até um ano em pessoas com infecção leve

09 de junho de 2023 (Bibliomed). Pessoas com Covid longo experimentam sintomas novos, persistentes ou agravados por mais de quatro semanas após a infecção inicial por Covid-19. Os sintomas variam de fadiga, falta de ar e tosse a confusão mental, tontura e alterações no paladar ou no olfato.

Um novo estudo mostrou que esses sintomas podem desaparecer em cerca de um ano em pacientes que tiveram casos leves de infecção.

Para o estudo, pesquisadores do K.I. Research Institute, em Israel, analisaram registros eletrônicos de saúde de quase 2 milhões de pessoas em Israel testadas para Covid até outubro de 2021. Eles analisaram os sintomas de Covid que duraram mais de um mês, comparando as condições em pessoas vacinadas e não vacinadas, com e sem Covid-19.

Os resultados mostraram que pessoas com Covid-19 eram mais propensas a relatar perda de olfato e paladar, problemas respiratórios, palpitações cardíacas, tonturas e confusão mental, mas a maioria desses sintomas melhorou em 12 meses para aqueles que tiveram infecções leves.

As pessoas vacinadas que foram infectadas tiveram um risco menor de dificuldades respiratórias e um risco semelhante para outras condições quando comparadas com pessoas que não foram vacinadas quando adoeceram.

Os autores não sabem ao certo por que algumas pessoas desenvolvem Covid longo e outras não. Eles explicam que simplesmente não há bons dados que analisem qual variante causou infecção, se e quanto ocorreu a vacinação e quanto tempo se passou desde a vacinação.

A boa notícia é que, com cuidados de suporte, incluindo mudanças no estilo de vida, as pessoas podem começar a se sentir melhor e os sintomas longos do Covid parecem não durar para sempre.

Fonte: BMJ. DOI: 10.1136/bmj-2022-072529.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários