Notícias de saúde

Sexo do médico interfere na taxa de mortalidade dos pacientes

11 de agosto de 2021 (Bibliomed). Quando você estiver hospitalizado, você precisará de profissionais médicos qualificados para tratá-lo, mas faz diferença se o seu médico é homem ou mulher? Um novo estudo da McMaster University, no Canadá, descobriu que os pacientes atendidos por médicas tinham taxas de mortalidade hospitalar mais baixas do que aqueles que tinham médicos do sexo masculino.

De acordo com os autores, os resultados mostraram que as médicas tinham taxas menores de mortalidade de pacientes em comparação com seus colegas do sexo masculino. Médicas tinham maior tendência a pedir exames de diagnóstico por imagem, mas isso não explicava a diferença nas taxas de mortalidade.

A nova pesquisa incluiu pacientes internados em enfermarias de medicina geral em sete hospitais em Ontário entre abril de 2010 e outubro de 2017. Os pacientes receberam cuidados de um internista geral ou de um hospitalista médico de família.

Metade dos mais de 171.000 pacientes tinha mais de 73 anos. Eles foram vistos por 172 médicos, 54 mulheres e 118 homens. A equipe do estudo descobriu que 4,8% dos pacientes tratados pelas médicas morreram no hospital, em comparação com 5,2% dos pacientes dos médicos do sexo masculino. A diferença foi de 0,47%, semelhante à diferença de 0,43% encontrada no estudo americano envolvendo pacientes do Medicare.

Os resultados permaneceram os mesmos quando a equipe de pesquisa ajustou as várias características dos pacientes. Contudo, descobriu-se que a diferença era estatisticamente insignificante quando eles contabilizavam o número de anos que os médicos estavam exercendo a prática.

Fonte: JAMA Health Forum. DOI: 10.1001/jamahealthforum.2021.1615.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários