Notícias de saúde

Negros são menos propensos a receber tratamento para câncer de próstata

27 de julho de 2021 (Bibliomed). Nos Estados Unidos, homens negros com câncer de próstata avançado têm menos probabilidade de receber tratamentos agressivos para a doença do que homens brancos e hispânicos com a doença, revelou um estudo da New York University, nos Estados Unidos.

O estudo foi realizado com veteranos militares nos EUA, e mostrou que os negros tinham menos probabilidade de receber tratamento para câncer de próstata, além de maior possibilidade de serem diagnosticados com câncer de próstata dois anos antes do que os homens de outras raças em todas as faixas etárias.

Para este estudo, os pesquisadores analisaram os registros médicos de 35.427 homens tratados para câncer de próstata precoce a moderado nas instalações da Administração de Saúde de Veteranos dos EUA entre 2011 e 2017. A maioria dos homens incluídos no estudo tinha mais de 60 anos, era casada e não tinha outros problemas de saúde graves.

Os autores identificaram todos os homens com diagnóstico de câncer de próstata e os categorizaram pela expectativa de vida, com base em seus outros diagnósticos médicos e na gravidade do câncer de próstata.

Por exemplo, homens na casa dos 50 anos com câncer agressivo que passaram por cirurgia ou radioterapia foram considerados como tendo recebido tratamento de "alto benefício" porque teve o maior impacto em sua expectativa de vida.

Por outro lado, homens muito mais velhos com câncer não agressivo teriam sido avaliados como benefícios "baixos" para tratamentos agressivos de câncer de próstata porque esses tratamentos teriam pouco impacto em sua expectativa de vida.

Os homens negros com maior probabilidade de se beneficiarem de tratamentos de alto benefício - aqueles com câncer de próstata agressivo que eram saudáveis ??- tinham 11% menos probabilidade de fazer o tratamento do que homens não negros de mesma idade e gravidade do câncer.

Os pesquisadores ressaltam que impulsionador dessas disparidades no tratamento não é claro, mas é possível que seja uma combinação de fatores em nível de paciente, provedor e sistema. Segundo eles, também é possível que a raça do paciente e os fatores culturais possam desencorajar a procura de cuidados e contribuir para esta diferença nos resultados.

Fonte: Cancer. DOI: 10.1002/cncr.33643.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários