Notícias de saúde

Usar maconha na adolescência pode prejudicar o desenvolvimento cerebral

20 de julho de 2021 (Bibliomed). O uso de maconha durante a adolescência pode afetar o desenvolvimento das áreas do cérebro que controlam as emoções, descobriu uma análise da University of Vermont, nos Estados Unidos.

Adolescentes que relataram o uso de maconha durante um período de cinco anos mostraram sinais de redução da espessura dos córtices pré-frontais esquerdo e direito em seus cérebros na ressonância magnética.

A espessura reduzida dessas regiões, que controlam as emoções positivas e negativas, respectivamente, foi associada em estudos anteriores a um maior risco de depressão e suicídio, bem como a problemas de atenção.

A análise das descobertas da ressonância magnética de cerca de 800 adolescentes incluídos neste estudo indicou que as mudanças cerebrais não precederam o início do uso da maconha.

Para este estudo, os pesquisadores analisaram imagens de ressonância magnética de 799 adolescentes que indicaram não ter usado maconha. Os adolescentes foram monitorados durante um período de cinco anos e submetidos a exames de ressonância magnética repetidos.

Aqueles que relataram uso da droga durante o período do estudo mostraram sinais de redução da espessura dos córtices pré-frontais esquerdo e direito em comparação com aqueles que não o fizeram. Os pesquisadores disseram que estão estudando os efeitos dessas mudanças cerebrais potencialmente relacionadas ao uso da maconha no comportamento e na função cognitiva.

Fonte: JAMA Psychiatry. DOI: 10.1001/jamapsychiatry.2021.1258.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários