Notícias de saúde

Uso de maconha está associado a níveis mais elevados de metais tóxicos no sangue e na urina

24 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Os usuários de maconha podem estar acumulando altos níveis de metais tóxicos no sangue, sugere um novo estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

Segundo os pesquisadores, as pessoas que usam exclusivamente maconha apresentam níveis significativos de chumbo e cádmio em seus corpos. Estes são os mesmos metais tóxicos encontrados em alguns fumantes de cigarros. A maconha é a terceira droga mais consumida no mundo, atrás do tabaco e do álcool.

Para o estudo, os pesquisadores coletaram dados de mais de 7.200 participantes de uma pesquisa nacional de saúde entre 2005 e 2018 que usaram exclusivamente maconha. Os pesquisadores mediram os níveis de cinco metais no sangue dos participantes e 16 na urina.

Os participantes que usaram exclusivamente maconha apresentaram níveis significativamente mais elevados de chumbo e cádmio no sangue e na urina do que as pessoas que não usaram a droga.

Como os dados foram autorrelatados, os investigadores não podem ter a certeza de que a exposição dos participantes a estes metais foi exclusivamente proveniente da cannabis, apenas que parece provável.

Os pesquisadores explicam que como planta, a maconha está sujeita a condições de cultivo e processamento que podem elevar contaminantes, incluindo metais pesados, pesticidas, mofo, fungos e solventes residuais.

Outros riscos preocupantes incluem interações medicamentosas; exposição não intencional a crianças e animais de estimação, levando a atendimentos de emergência; uso durante a gravidez, que pode resultar em problemas de desenvolvimento; uso na adolescência, que pode alterar o desenvolvimento cerebral; dirigindo sob influência; e impactos na saúde mental, incluindo depressão, psicose e ansiedade.

Fonte: Environmental Health Perspectives. DOI: 10.1289/EHP12074.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários