Notícias de saúde

Dupla infecção por COVID ressalta importância da vacinação

19 de julho de 2021 (Bibliomed). Um caso apresentado no Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas (ECCMID) levantou a possibilidade de dupla infecção por COVID-19. Uma idosa de 90 anos falecida em março deste ano foi diagnosticada com as variantes Alfa (B.1.1.7) e Beta (B.1.351), conhecidas como variantes do Reino Unido e da África do Sul, respectivamente. Segundo os médicos que acompanham o caso, ela provavelmente contraiu a infecção de pessoas diferentes e não havia sido vacinada.

No Brasil, em janeiro de 2021, cientistas relataram dois casos de infecção simultânea por variantes do coronavírus. Em Portugal, um jovem de 17 anos contraiu uma outra variante de coronavírus enquanto se recuperava de uma infecção pré-existente por outra variante.

Os pesquisadores explicam que os vírus evoluem constantemente por mutação à medida que se replicam, o que cria novas versões ou variantes. De acordo com eles, as variantes mais preocupantes estão sendo monitoradas de perto pelos cientistas e são chamadas de "variantes de preocupação".

Os especialistas ressaltam que as vacinas já existentes oferecem boa proteção contra as variantes do novo coronavírus existentes, e lembram que os cientistas estão trabalhando constantemente para desenvolver novas versões das vacinas que podem ser usadas como reforços e combatam essas variantes.

Fonte:European Congress on Clinical Microbiology & Infectious Diseases. 9 - 12 July, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários