Notícias de saúde

Imunidade após COVID-19 pode durar pelo menos 1 ano

02 de julho de 2021 (Bibliomed). Dados de longo prazo do norte da Itália - uma área duramente atingida durante os primeiros dias da pandemia - sugerem que a reinfecção após a recuperação da infecção por COVID-19 é muito rara e a imunidade em ex-pacientes pode ser duradoura.

No estudo, realizado pelo Fornaroli Hospital, a reinfecção foi definida como a ocorrência de nova infecção pelo menos 90 dias após a "resolução completa da primeira infecção", para garantir que não houvesse confusão sobre os vestígios da primeira infecção remanescentes nos testes.

Os pesquisadores rastrearam as taxas de novas infecções entre mais de 15.000 residentes da região da Lombardia no norte da Itália, usando testes de esfregaço PCR COVID-19 que foram feitos no início de 2020 até o final de fevereiro de 2021. Quase 13.000 tiveram resultado negativo para COVID-19 em seus testes iniciais, enquanto 1.579 tiveram resultado positivo.

Dentro de cerca de um ano depois, 3,9% das pessoas que nunca tinham testado positivo para COVID-19 em testes anteriores contraíram uma infecção por COVID-19. Em contraste, apenas cinco pessoas (0,31%) daquelas que haviam sido infectados anteriormente contraíram um segundo surto da doença.

Quatro dos cinco pacientes trabalharam ou visitaram hospitais, observaram os pesquisadores, sugerindo que eles tinham uma exposição potencial especialmente alta ao vírus. Apenas 1 em 5 pacientes reinfectados estava doente o suficiente para necessitar de hospitalização. Além do mais, a reinfecção geralmente ocorria apenas depois de muito tempo: o tempo médio entre a infecção inicial e a reinfecção era de 230 dias.

No entanto, os pesquisadores enfatizaram que nada disso significa que os infectados anteriormente devem pular a vacinação com COVID-19. Especialmente, porque o terminou antes que as variantes [COVID-19] começassem a se espalhar, e não se sabe quão bem a imunidade natural ao vírus de tipo selvagem [original] irá proteger contra as variantes.

Fonte: JAMA Internal Medicine. DOI: 10.1001/jamainternmed.2021.2959.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários