Notícias de saúde

Aquecimento global pode aumentar número de mortes entre bebês

24 de junho de 2021 (Bibliomed). As mudanças climáticas com o aquecimento global podem levar a um aumento na ocorrência de bebês natimortos, indicam pesquisadores australianos. Mesmo em 2021, um natimorto ocorre em algum lugar do mundo a cada 16 segundos. A natimortalidade tem um impacto traumático de longa duração sobre as mulheres e suas famílias, que muitas vezes suportam profundo sofrimento psicológico e estigma, mesmo em países de alta renda.  

Mais de 2 milhões de natimortos ocorrem todos os anos em todo o mundo, com a maioria ocorrendo em locais com poucos recursos. Esses países mais pobres não são apenas afetados desproporcionalmente por natimortos, mas também serão desproporcionalmente afetados pela mudança climática. 

A equipe da University of Queensland, na Austrália, analisou 12 estudos sobre o assunto. Eles descobriram que a exposição a temperaturas extremamente altas durante a gravidez prece aumentar o risco de natimortos, especialmente no final da gravidez. 

Segundo pesquisadores, estima-se que 17% a 19% dos natimortos são potencialmente atribuíveis à exposição crônica a temperaturas extremas tanto de calor como de frio durante a gravidez. No geral, o risco de natimortos parece aumentar quando a temperatura ambiente está abaixo de 15 graus Celsius e acima de 23,4 graus Celsius, com o risco mais alto sendo acima de 29,4 graus Celsius. 

As descobertas sugerem que o risco de natimortos em todo o mundo aumentará com o aumento das temperaturas globais devido às mudanças climáticas. O aumento do risco de natimortos devido ao aumento das temperaturas provavelmente será maior nos países em desenvolvimento. 

Mas como essas descobertas provêm de pesquisas muito limitadas e que estão disponíveis atualmente, então as gestantes não devem ficar ansiosas - ainda há muitas pesquisas de acompanhamento que precisam acontecer, para se consubstanciar estas conclusões. 

Fonte: University of Queensland. News release. May, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários