Notícias de saúde

Reduzir a poluição do ar pode prevenir 1 milhão de mortes prematuras

02 de julho de 2021 (Bibliomed). Um novo estudo da Scripps Oceanography, nos Estados Unidos, sugere que as emissões de aerossóis sejam incluídas nas metas climáticas na redução de gases prejudiciais - potencialmente salvando cerca de um milhão de vidas por ano.

As emissões de aerossóis não foram abordadas no documento que estabelece metas de emissões para cerca de 194 países em todo o mundo com o objetivo de desacelerar o aquecimento global. Mas os pesquisadores dizem que reduzir os aerossóis pode ser tão bom para a vida humana quanto para o próprio planeta.

Os pesquisadores estimam que as emissões de aerossóis da queima de combustíveis fósseis como carvão e diesel criam emissões de aerossol que estão associadas a nove milhões de mortes prematuras em todo o mundo. Segundo eles, o aquecimento pode ser limitado pela redução dos setores comerciais e de resíduos.

De acordo com o Acordo de Paris sobre o Aquecimento Global, cada país deve apresentar uma Contribuição Nacionalmente Determinada sobre as medidas a serem tomadas para atingir um objetivo comum. Embora o objetivo seja reduzir a mortalidade populacional, cada país decide por si como e onde implementar os vários processos.

Os pesquisadores enfatizaram que, em termos de política climática, diferentes países têm diferentes prioridades na redução do aquecimento e na proteção da saúde pública devido às diferentes pegadas industriais.

A notícia chega depois que a Organização Meteorológica Mundial disse que as médias de temperatura continuam a aumentar, apesar das metas estabelecidas pela coalizão internacional.

Fonte: Earth's Future. DOI: 10.1029/2020EF001787.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários