Notícias de saúde

Baixa testosterona pode aumentar o risco de COVID-19 grave em homens

23 de junho de 2021 (Bibliomed). Os baixos níveis de testosterona podem aumentar o risco masculino de COVID-19 grave, de acordo com um novo estudo da Escola de Medicina da Universidade de Washington em St. Louis, nos Estados Unidos. Em média, os homens se saem pior com o COVID-19 do que as mulheres.

Os pesquisadores mediram os níveis sanguíneos de vários hormônios em 143 homens e mulheres hospitalizados com COVID-19. As amostras foram coletadas nos dias três, sete, 14 e 28, dependendo de quanto tempo os pacientes permaneceram no hospital. Além da testosterona, eles mediram os níveis de um hormônio chamado estradiol e do hormônio do crescimento IGF-1, que é semelhante à insulina e desempenha um papel na manutenção da massa muscular.

Entre as mulheres, não houve correlação entre os níveis de qualquer hormônio e a gravidade do COVID-19. Entre os homens, apenas os níveis de testosterona foram associados à gravidade do COVID-19.

Um nível de testosterona no sangue de 250 nanogramas por decilitro (ng/dL) ou menos é considerado testosterona baixa em homens adultos. Na admissão hospitalar, os níveis médios de testosterona eram 53ng/dL em homens com COVID-19 grave e 151ng/dL em homens com doença menos grave. No terceiro dia, o nível médio de testosterona dos homens mais doentes era de 19ng/dL.

Quanto mais baixos os níveis de testosterona, mais grave é a doença, e os pacientes com os níveis mais baixos de testosterona têm maior probabilidade de usar ventilação, precisar de cuidados intensivos ou morrer, disseram os autores do estudo em um comunicado escolar.

Os pesquisadores agora estão explorando se há uma ligação entre os hormônios sexuais e os resultados cardíacos no COVID-19 de longo prazo, quando os sintomas se prolongam por muitos meses.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.11398.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários