Notícias de saúde

Zinco e vitamina C não têm efeito sobre a infecção por COVID-19

13 de abril de 2021 (Bibliomed). Suplementos de zinco e vitamina C podem ajudar a estimular o sistema imunológico, mas oferecem pouco ou nenhum benefício como tratamento para o COVID-19, de acordo com um estudo da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos.

Vários estudos exploraram os benefícios dos suplementos de reforço do sistema imunológico no tratamento de COVID-19, isoladamente ou em combinação com terapia medicamentosa. Um suplemento, a vitamina D, é conhecido por ser importante para a saúde imunológica, e pesquisas sugerem que níveis baixos podem aumentar o risco de infecção por COVID-19 - e o tratamento de pacientes infectados com a vitamina demonstrou melhorar as chances de sobrevivência.

Para este estudo, os pesquisadores trataram 214 pacientes com infecção confirmada por COVID-19 com 50 miligramas por dia de zinco, 8.000 mg. por dia de vitamina C, ambos ou nenhum por 10 dias. Aqueles que receberam os cuidados habituais sem os suplementos alcançaram uma redução de 50% nos sintomas do vírus após cerca de sete dias, mostraram os dados.

Enquanto aqueles que receberam vitamina C, zinco ou ambos também viram uma redução de 50% nos sintomas após cerca de seis dias, os pesquisadores disseram que essa diferença não foi significativa o suficiente para continuar o uso de ambos para o tratamento com COVID-19.

De acordo com os pesquisadores, apesar de o risco estar sendo associado à melhoria da saúde imunológica geral em estudo menos, com base nos dados de ensaios clínicos randomizados e controlados, seu uso para reduzir a duração de sintomas no COVID-19 não pode ser recomendado.

O estudo foi "encerrado" após 10 dias de tratamento com zinco, vitamina C ou ambos, porque eles não produziram melhora em pacientes não hospitalizados infectados com o coronavírus. Os pesquisadores explicaram que a escolha de encerrar precocemente o estudo ocorreu pelo fato de que ele não atingiu seu “desfecho primário”, que era a prova dos efeitos benéficos do zinco ou da vitamina C no COVID-19.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.0369.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários