Notícias de saúde

Portugal reduz intervalo entre doses da vacina AstraZeneca

18 de junho de 2021 (Bibliomed). Uma nova recomendação da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgada nesta quinta-feira (17/06) estabeleceu como oito semanas o prazo entre a aplicação das duas doses da vacina da AstraZeneca. Segundo o DGS, mesmo o intervalo podendo chegar a 12 semanas, o intervalo recomendado de oito semanas visa garantir mais rápida proteção, especialmente diante da transmissão de novas variantes.

Na terça-feira, a comissária europeia para a Saúde, Stella Kyriakides, disse que há indícios de que a variante indiana do novo coronavírus, denominada Delta, consegue diminuir a força do "escudo protetor" fornecido pelas vacinas, especialmente se o ciclo de vacinação não estiver completo.

Pela nova norma da DGS, pessoas com 60 anos ou mais, deverão receber a segunda dose da AstraZeneca em um intervalo de oito semanas após a primeira dose. Já na população com idade inferior a 60 anos, deverá ser administrada uma dose de vacina de mRNA - que utiliza a tecnologia RNA mensageiro, como as da Pfizer/BioNTech e Moderna - com um intervalo de oito semanas após a primeira dose da AstraZeneca.

Fonte: N.N./Lusa. 17 de junho de 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários