Notícias de saúde

Exame de fezes em bebês pode indicar risco de alergias

16 de junho de 2021 (Bibliomed). A maturação da microbiota começa imediatamente após o nascimento, quando bactérias pioneiras são introduzidas no intestino neonatal e formam um nicho capaz de suportar colonizadores sucessivos que formarão a microbiota infantil. A maturação dessa comunidade microbiana continua durante os primeiros anos de vida e ocorre concomitantemente com mudanças dramáticas na função imunológica do hospedeiro. Apesar do que foi evolutivamente benéfico para humanos e micróbios, o aumento da prevalência de doenças mediadas por imunoglobulina E (IgE) (atópicas) em crianças pequenas ocorreu na última metade do século, em associação com mudanças na microbiota intestinal infantil.

Em um novo estudo publicado na revista Cell Reports Medicine, uma equipe de pesquisadores da University of British Columbia (UBC) mostrou que a composição da primeira evacuação de um bebê - o mecônio - está associada ou não a se uma criança desenvolverá alergias no primeiro ano de vida.

O mecônio, que normalmente é eliminado no primeiro dia de vida, é composto de uma variedade de materiais ingeridos e excretados durante o desenvolvimento, que vão desde células da pele, líquido amniótico e vários metabólitos.

Segundo o estudo, o mecônio seria como uma “cápsula do tempo”, revelando a que o bebê foi exposto antes de nascer. Ele contém todos os tipos de moléculas encontradas e acumuladas da mãe durante o útero, e então se torna a fonte inicial de alimento para os primeiros micróbios intestinais. Como parte do estudo, os pesquisadores analisaram amostras de mecônio de 100 bebês inscritos no CHILD Cohort Study (CHILD), um estudo de coorte de nascimento líder mundial em pesquisas de saúde materna, neonatal e infantil.

Eles descobriram que quanto menos tipos diferentes de moléculas o mecônio de um bebê contivesse, maior o risco da criança de desenvolver alergias em um ano. Eles também descobriram que uma redução em certas moléculas estava associada a mudanças nos principais grupos bacterianos. Esses grupos de bactérias desempenham um papel crítico no desenvolvimento e maturação de um vasto ecossistema de micróbios intestinais, conhecido como microbiota, que é um agente poderoso na saúde e nas doenças.

O estudo trabalho mostra que o desenvolvimento de um sistema imunológico e microbiota saudáveis ??pode realmente começar bem antes do nascimento da criança - e sinaliza que as pequenas moléculas às quais uma criança é exposta no útero desempenham um papel fundamental na saúde futura.

Fonte: Cell Reports Medicine. DOI: 10.1016/j.xcrm.2021.100260.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários