Notícias de saúde

Poucas pessoas com risco de câncer de cólon fazem colonoscopia

05 de julho de 2023 (Bibliomed). Muitas pessoas passam por um exame de fezes para rastrear o câncer de cólon, mas um novo estudo descobriu que muito poucos realizam uma colonoscopia quando esse teste alerta para um possível câncer.

Pesquisadores do American Medical Group Association, nos Estados Unidos, descobriram que de quase 33.000 pessoas com risco médio de câncer de cólon, apenas 56% que tiveram um resultado positivo de um exame de fezes fizeram uma colonoscopia dentro de um ano.

A Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA recomenda que todas as pessoas de 45 a 75 anos se submetam ao rastreamento do câncer de cólon. Isso pode ser feito através de um exame de fezes, sigmoidoscopia flexível, colonoscopia ou colonografia por tomografia computadorizada.

Pessoas com fatores de risco mais elevados, como doença inflamatória intestinal, histórico familiar de câncer de cólon ou pólipos, ou certas síndromes genéticas podem precisar ser rastreadas mais cedo.

A pesquisa mostrou que a pandemia de Covid-19 fez com que muitas pessoas não realizassem o exame, assim como condições financeiras, com pessoas de menor renda sedo menos prováveis de realizá-lo. Outros fatores apontados incluem a dificuldade de encontrar vaga para realização do exame, a necessidade de se ausentar do trabalho durante o dia da realização do exame (que é feito sob sedação) e a dificuldade de se encontrar uma pessoa para acompanhá-lo durante o procedimento. Outro fator apontado pelos autores é o preconceito com o exame.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.51384.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários