Notícias de saúde

Peixes com ômega-3 reduzem risco de morte em pacientes cardíacos

24 de maio de 2021 (Bibliomed). Os pesquisadores exaltaram os benefícios para o coração dos ácidos graxos ômega-3 por décadas, mas quanto do nutriente precisa ser consumido para fornecer proteção permanece em debate.

Agora, um novo estudo da Universidade McMaster, no Canadá, sugere que pessoas com doenças cardíacas que consomem 170 gramas ou mais de peixe por semana podem reduzir o risco de complicações cardíacas mais sérias ou morte em até 20%.

Comer cerca de 170 gramas, aproximadamente duas porções, de peixes como salmão, atum ou sardinha reduziu o risco de morte durante o período de estudo de nove anos entre aqueles com doenças cardíacas em 18%. O consumo de peixes também reduziu em 16% o risco de doenças cardíacas mais sérias entre aqueles já diagnosticados com a doença.

Peixes que "contêm grandes quantidades de gorduras ômega-3, ou os chamados peixes oleosos, como arenque, cavala, sable, salmão, atum e sardinha" parecem fornecer a maior proteção contra a progressão de doenças cardíacas.

No estudo, os pesquisadores analisaram dados de cerca de 150.000 adultos com idades entre 46 e 62 anos de 21 países, cerca de 8.000 dos quais tinham sido diagnosticados com doenças cardíacas no momento em que o estudo começou. Eles acompanharam os participantes do estudo por cerca de nove anos.

Entre aqueles sem histórico de doenças cardíacas, comer 340 gramas, cerca de quatro porções ou mais por semana de peixes ricos em ômega-3, teve pouco ou nenhum efeito sobre o risco de doença cardíaca grave ou morte por doença cardíaca.

Em comparação com pessoas que consumiram muito pouco ou nenhum peixe, aquelas que ingeriram quatro porções ou mais por semana viram o risco de doenças cardíacas cair em menos de 5%. No entanto, entre aqueles já diagnosticados com doenças cardíacas, o consumo de duas ou mais porções de peixes contendo ômega-3 por semana reduziu o risco de doenças cardíacas mais sérias em 16%.

Fonte: JAMA Internal Medicine. DOI: 10.1001/jamainternmed.2021.0036.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários