Notícias de saúde

Consumo de peixes oleosos pode ajudar a prevenir doenças cardíacas

08 de março de 2024 (Bibliomed). Pessoas com histórico familiar de doenças cardíacas podem se beneficiar comendo mais peixes oleosos, como salmão, cavala, arenque e sardinha, descobriu um novo estudo do Instituto Karolinska, na Suécia.

Os peixes oleosos contêm altos níveis de ácidos graxos ômega-3, que não podem ser produzidos pelo organismo e devem ser obtidos na dieta. Os ácidos graxos ômega-3 têm sido associados a um sistema imunológico mais forte, redução da inflamação, redução da pressão arterial e melhora da contagem de colesterol.

Para o estudo, os pesquisadores reuniram dados de mais de 40 mil pessoas, quase 8 mil das quais desenvolveram problemas cardíacos como angina instável, ataque cardíaco, parada cardíaca e acidente vascular cerebral.

Os níveis de ácidos graxos ômega-3 foram medidos em todos os participantes do estudo. Esses níveis são uma medida confiável da ingestão de peixes oleosos por uma pessoa e mais confiáveis do que os dados de dieta relatados pelas próprias pessoas.

Os pesquisadores analisaram o histórico familiar e os níveis de ômega-3 de cada pessoa e descobriram que os ácidos graxos pareciam diminuir o risco geral de doenças cardíacas.

O risco de as pessoas terem doenças cardíacas aumentava em mais de 40% se tivessem níveis baixos de ácidos gordos ômega-3, além de um historial familiar de problemas cardíacos. No entanto, se uma pessoa tiver níveis adequados de ácidos graxos ômega-3, o histórico cardíaco familiar aumenta o risco em apenas 25%.

Fonte: Circulation. DOI: 10.1161/CIRCULATIONAHA.123.065530.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários