Notícias de saúde

COVID-19 pode desencadear problemas de tireoide em longo prazo

29 de abril de 2021 (Bibliomed). Novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Milão, na Itália, mostrou que pacientes com COVID-19 podem desenvolver problemas na tireoide. A tireoide é uma glândula em forma de borboleta localizada na parte frontal da garganta e é muito importante para uma ampla gama de funções fisiológicas, incluindo o metabolismo.

Os pesquisadores italianos examinaram a tireoide de dezenas de pacientes que se recuperaram de casos moderados a graves de COVID-19 e encontraram evidências de que a infecção por coronavírus pode desencadear uma inflamação da glândula em alguns pacientes. No entanto, ainda não está claro se essa inflamação pode causar disfunção em longo prazo. As infecções virais podem desencadear uma inflamação da glândula tireoide, conhecida como tireoidite. Os casos típicos de tireoidite subaguda se resolvem após várias semanas.

Os pesquisadores observaram que, na primavera de 2020, 15% dos pacientes COVID-19 hospitalizados em unidades de terapia intensiva em um centro médico em Milão tiveram alterações em seus hormônios da tireoide devido a uma série de causas, incluindo inflamação da glândula. Em comparação, apenas 1% dos pacientes hospitalizados durante o mesmo período de 2019 apresentaram alterações nos hormônios tireoidianos.

Para investigar se a tireoidite associada a COVID-19 segue o mesmo padrão da inflamação da tireoide causada por outros vírus, os pesquisadores iniciaram um programa de vigilância para verificar a função tireoidiana de pacientes a cada três meses após serem hospitalizados por COVID-19 moderado a grave. Exames de sangue e ultrassom foram usados ??para avaliar a função tireoidiana dos pacientes e verificar sinais de inflamação.

Os pesquisadores descobriram que a tireoidite em pessoas com COVID-19 moderada a grave difere da tireoidite típica de várias maneiras. Por exemplo, há ausência da dor de garganta típica que acompanha a condição. Muitos pacientes também apresentavam disfunção tireoidiana leve e as taxas de problemas de tireoide eram maiores entre os homens do que entre as mulheres. A disfunção tireoidiana também apareceu associada a casos mais graves de doença COVID-19.

Até o momento, 53 pacientes concluíram a avaliação no período de três meses. Os pesquisadores afirmam que continuarão monitorando esses pacientes para ver a evolução durante os meses para identificar os possíveis efeitos nocivos da COVID-19 na tireoide.

Fonte: Endocrine Society Annual Meeting (ENDO 2021). March 20-23, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários