Notícias de saúde

Maconha parece melhorar a satisfação sexual nas mulheres

20 de abril de 2021 (Bibliomed). Em um estudo publicado na revista Sexual Medicine, pesquisadores avaliaram os níveis de satisfação em mulheres com relação ao desejo, orgasmo, lubrificação, dispareunia e experiência sexual geral, bem como a frequência do uso de maconha na satisfação.

No total, 34% das 373 participantes pesquisadas ??relataram usar maconha antes do sexo, com a maioria observando aumentos no desejo sexual, melhora do orgasmo e diminuição da dor. Nenhuma mudança na lubrificação, entretanto, foi notada. Depois de controlar os dados por raça, aquelas que usaram maconha antes do sexo tiveram uma chance 2,13 maior de relatar um orgasmo satisfatório em comparação com os abstêmios.

Em outros resultados, aquelas que usaram maconha com frequência tiveram uma taxa 2,10 vezes maior de relatos de orgasmos satisfatórios em comparação com usuários não frequentes, após ajuste para raça e idade. Esses resultados foram mantidos independentemente de a maconha ter sido usada antes do sexo.

Os autores destacaram que os efeitos da maconha sobre o sexo nas mulheres são influenciados por múltiplos mecanismos. Por exemplo, a maconha e o eixo hipotálamo-hipófise-gonadal, que regula os hormônios sexuais, interagem um com o outro. Além disso, existem receptores canabinoides no hipotálamo que controlam o hormônio liberador de gonadotrofina e a liberação de oxitocina, os quais contribuem para o funcionamento sexual normal de maneiras ainda não realizadas.

Assim, a maconha parece melhorar a satisfação com o orgasmo. Uma melhor compreensão do papel do sistema endocanabinoide em mulheres é importante, porque há escassez de literatura, e isso pode ajudar a levar ao desenvolvimento de tratamentos para a disfunção sexual feminina.

Segundo os autores, a questão de como a maconha leva a essas mudanças positivas na função sexual é desconhecida. Postulou-se que levaria à melhora da função sexual simplesmente reduzindo o estresse e a ansiedade.

Fonte: Sexual Medicine. DOI: 10.1016/j.esxm.2019.01.003.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários