Notícias de saúde

Gordura da barriga pode se adaptar para resistir às dietas de perda de peso

06 de abril de 2021 (Bibliomed). A gordura da barriga se adapta com o tempo para se tornar mais resistente aos tratamentos para perda de peso, de acordo com um estudo da Universidade de Sydney, na Austrália. A gordura do estômago humano, ou a área persistente de ganho de peso ao redor do estômago, entra efetivamente no "modo de preservação", que permite lutar contra as tentativas de fazê-la desaparecer, incluindo o jejum intermitente, disseram os pesquisadores.

Os pesquisadores examinaram os tipos de tecido adiposo de diferentes locais do corpo humano para entender seu papel durante o jejum intermitente, onde nenhum alimento era consumido em dias alternados. Durante o jejum intermitente, o tecido adiposo fornece energia para o resto do corpo, liberando moléculas de ácido graxo.

Os experimentos foram realizados em ratos, que têm tecido adiposo semelhante ao dos humanos, mas também processam gordura muito mais rápido, usando tecnologia de imagem de última geração. Os tipos de gordura onde as alterações foram encontradas incluíam a gordura visceral da "barriga", que é o tecido adiposo que envolve órgãos como o estômago, e a gordura subcutânea, que fica logo abaixo da pele e está associada a uma melhor saúde metabólica. No entanto, a gordura visceral se tornou resistente a essa liberação de ácidos graxos durante o jejum.

Os pesquisadores explicam que havia sinais de que a gordura visceral e subcutânea aumentava sua capacidade de armazenar energia como gordura, provavelmente em uma tentativa de reconstruir rapidamente seu estoque de gordura antes do próximo período de jejum.

Para os autores, embora os resultados deste estudo possam não se aplicar a diferentes regimes de dieta, eles podem ajudar a determinar quais planos de dieta seriam mais benéficos para a saúde metabólica.

Fonte: Cell Reports. DOI: 10.1016/j.celrep.2021.108804.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários