Notícias de saúde

Cortar proteínas pode ajudar pessoas com síndromes metabólicas

23 de novembro de 2022 (Bibliomed). Fazer dieta cortando a ingestão de proteínas pode ser tão eficaz quanto restringir calorias para pessoas que tentam combater a obesidade, diabetes e pressão alta, sugere um novo estudo de pesquisadores brasileiros e dinamarqueses.

O estudo foi conduzido por uma equipe multidisciplinar de cientistas, incluindo aqueles afiliados à Universidade de Copenhague na Dinamarca e à Universidade de São Paulo e ao Instituto Nacional do Câncer no Brasil, e envolveu 21 voluntários com síndrome metabólica, que foram analisados por 27 dias enquanto os pesquisadores monitoravam sua dieta. Durante todo o período, ficaram internados no Hospital Universitário da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto de São Paulo, Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

A ingestão diária de calorias de cada voluntário foi calculada em função do metabolismo basal, observando o gasto de energia em repouso. Um grupo comeu o que os pesquisadores chamaram de dieta ocidental padrão: 50% de carboidratos, 20% de proteína e 30% de gordura, mas com 25% menos calorias. A ingestão de proteínas do segundo grupo foi reduzida para 10% e a ingestão de calorias foi adaptada ao gasto energético inicial de cada voluntário.

Após os 27 dias de monitoramento, ambos os grupos tiveram resultados semelhantes em termos de redução de açúcar no sangue, perda de peso, pressão arterial controlada e níveis mais baixos de triglicerídeos e colesterol. Ambas as dietas melhoraram a sensibilidade à insulina após o tratamento. A gordura corporal diminuiu, assim como a circunferência da cintura e do quadril, mas sem perda de massa muscular.

Os cientistas observaram que a diminuição da gordura corporal é conhecida por estar associada à redução de açúcar no sangue e níveis mais normais de lipídios e pressão arterial. Apesar dos resultados promissores da pesquisa, os autores observaram que as dietas dos participantes eram personalizadas e eles se concentraram em uma população específica de pacientes com síndrome metabólica: obesidade, diabetes, hipertensão e níveis anormais de colesterol.

Contudo, os pesquisadores disseram que é tentador extrapolar os resultados, observando que pesquisas mostraram que dietas veganas beneficiam pessoas com síndrome metabólica e que a ingestão excessiva de proteínas comum na dieta ocidental padrão pode ser um problema.

Fonte: Nutrients. DOI: 10.3390/nu14132670.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários