Notícias de saúde

Ocorrência de um pneumotórax pode estar relacionada às variações da pressão atmosférica

13 de julho de 2007 (Bibliomed). O pneumotórax resulta do extravasamento de ar para dentro da cavidade torácica, fora dos pulmões, dentro do que se chama de espaço pleural; esta é uma situação considerada como emergência médica. Dependendo de sua extensão, e caso ocorra de maneira aguda, ele pode rapidamente levar uma pessoa à insuficiência respiratória e consequentemente à morte. Algumas causas relacionadas ao seu surgimento são o trauma (quando, por exemplo, em um acidente de trânsito, as costelas perfuram o pulmão), as lesões involuntárias (por exemplo, em decorrência da perfuração não intencional da pleura, ao puncionar uma veia central) e em situações sem uma causa aparente conhecida. Esta última situação é conhecida também como pneumotórax espontâneo e pode estar associada à ruptura de bolhas dentro do pulmão ou a doenças das paredes alveolares. Entretanto, suas reais causas ainda são desconhecidas.

Pesquisadores da Universidade de Hôtel-Dieu, em Paris, baseados em artigos já publicados, desenvolveram um estudo para avaliar se o surgimento do pneumotórax espontâneo poderia ter associação com variações na pressão do ar atmosférico. Os resultados encontram-se no Chest 2007.

Durante 4 anos, as condições meteorológicas, assim como a pressão atmosférica e temperatura ambiente, foram avaliadas na cidade italiana de Bologna. Nesse período, todos os casos de pneumotórax foram registrados e suas causas aparentes estudadas.

Os pesquisadores observaram que a ocorrência de rápidas mudanças na pressão atmosférica (em poucos dias) estava relacionada aos casos de pneumotórax. Semelhantemente, notaram uma associação entre tempestades e esse agravo, mas nenhuma ligação com a temperatura. Os autores acreditam que o conhecimento desses fatores pode ser útil para a compreensão do desenvolvimento dessa doença.

Fonte: Chest 2007; 131: 1877 – 1882

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários