Notícias de saúde
17 de março de 2021 (Bibliomed). Estudo apresentado no Society for Critical Care Medicine (SCCM) 2021 Critical Care Congress, evento que ocorreu virtualmente entre os dias 31 de janeiro e 12 de fevereiro de 2021, descobriu que todos os pacientes internados na UTI pediátrica do Nicklaus Children's Hospital em Miami, os Estados Unidos, tinham MIS-C ou doença grave e Kawasaki- relacionada ao COVID como doença.
O estudo envolveu dados de 68 crianças hospitalizadas por COVID-19 no hospital, das quais 17 estavam em UTI pediátrica. Pacientes com doenças graves eram mais comumente adolescentes com índice de massa corporal (IMC) elevado (73%). Neste estudo, 83,8% das crianças hospitalizadas eram hispânicas e 88,8% das crianças com mais de 2 anos internadas com COVID-19 apresentavam sobrepeso ou obesidade, com IMC superior a 25 kg/m2.
De acordo com os pesquisadores, embora a alta porcentagem de pacientes hispânicos na população hospitalizada possa refletir a alta porcentagem de crianças hispânicas na área de Miami, também pode refletir os desafios de controle da doença na comunidade hispânica. Esses desafios podem incluir a escassez de equipamentos de proteção individual, menor acesso aos cuidados de saúde e dificuldade de distanciamento social.
Os pesquisadores destacam que a obesidade é um importante fator de risco para COVID-19 e que, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, a obesidade infantil é muito mais comum entre hispânicos (25,8%) e negros não hispânicos (22,0%) em comparação com brancos não hispânicos (14,1%).
Fonte: Society for Critical Care Medicine (SCCM) 2021 Critical Care Congress. January 31 - February 12, 2021. Virtual Meeting.
Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.
Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.
Veja também