Notícias de saúde

Dose única das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca podem proteger idosos

10 de março de 2021 (Bibliomed). Apenas uma dose das vacinas Pfizer ou Oxford-AstraZeneca reduz significativamente o risco de hospitalização para pacientes com COVID na faixa dos 80 anos com problemas de saúde preexistentes, mostra um estudo preliminar.

As descobertas são do AvonCAP, um projeto de vigilância em andamento financiado pela Pfizer, que reúne informações detalhadas de dois hospitais do National Health Service em Bristol, na Grã-Bretanha, sobre cada adulto admitido com sintomas ou evidências de raios-X de doença respiratória aguda.

Os pesquisadores identificaram 434 desses pacientes entre 18 de dezembro - 10 dias após o lançamento do programa de vacinação da Grã-Bretanha - e 26 de fevereiro. Eles eram elegíveis para a vacinação porque teriam pelo menos 80 anos de idade em 31 de março.

Para avaliar a eficácia de doses únicas das vacinas, os pesquisadores compararam as taxas de imunização entre adultos com doença respiratória aguda com teste positivo ou negativo para COVID-19 quando foram admitidos no hospital. Eles também foram responsáveis ??por vários fatores que podem afetar as chances de uma pessoa contrair o COVID-19 e ser vacinada, incluindo gênero, situação econômica e viver em um asilo.

Uma dose da vacina Pfizer foi 71,4% eficaz após 14 dias na prevenção de doenças sintomáticas graves o suficiente para exigir hospitalização. A idade média dos pacientes era 87, o que significa que metade era mais velha, metade mais jovem. Uma dose da vacina Oxford-AstraZeneca foi 80,4% eficaz após 14 dias. A idade média dos pacientes era de 88 anos, de acordo com descobertas divulgadas em 3 de março.

A vacina Pfizer tem sido usada na Grã-Bretanha desde 8 de dezembro, e a vacina Oxford-AstraZeneca está em circulação desde 4 de janeiro. Quando os pesquisadores se concentraram em dados do início de 2021, a eficácia de uma única dose das duas vacinas foi quase idêntica: Pfizer, 79,3%, e Oxford-AstraZeneca, 80,4%.

Os resultados são semelhantes aos de outros estudos na Escócia e na Inglaterra, e têm implicações significativas para os países que desenvolvem estratégias de vacinação COVID-19 para populações de idosos vulneráveis.

Fonte: United Press International. March 9, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários