Notícias de saúde

Vacina para COVID-19 da Pfizer-BioNTech protege idosos em asilo

05 de julho de 2021 (Bibliomed). Uma análise realizada pelo CDC – Centers for Disease Control and Prevention dos Estados Unidos - mostrou que uma única dose da vacina Pfizer-BioNTech COVID-19 protegeu residentes de lares de idosos (asilos de idosos), vulneráveis do ponto de vista médico, assim como a população adulta em geral avaliada em outros estudos de eficácia e eficácia, contra a doença COVID-19.

A análise ajuda a preencher uma lacuna de dados sobre a eficácia da vacina neste grupo de alto risco - geralmente adultos mais idosos e frágeis com condições de saúde subjacentes - que foram deixados de fora dos ensaios da vacina COVID-19. A exclusão de adultos idosos dos ensaios levantou questões sobre como os residentes de asilos responderiam à vacinação.

Ao analisar o desempenho da vacina Pfizer-BioNTech durante um surto no final de janeiro em 2 centros de enfermagem qualificados em Connecticut, os investigadores do CDC e do Departamento de Saúde Pública de Connecticut forneceram dados do mundo real sobre esta população vulnerável. Uma revisão dos prontuários de 463 residentes mostrou que a vacina foi 63% eficaz durante o período que se estendeu de 14 dias após a primeira injeção até 7 dias após a segunda.

Assim, mesmo durante um grande surto de doença em um ambiente de cuidados de longo prazo, a vacina Pfizer-BioNTech forneceu proteção contra a infecção por SARS-CoV-2, incluindo em adultos mais velhos com 65 anos [ou mais], sendo estes portadortes de uma alta prevalência de condições médicas subjacentes.

A diminuição dos casos de COVID-19 à medida que mais residentes e funcionários receberam a segunda vacinação tornou impossível avaliar a eficácia da vacina após 2 doses. As evidências de estudos anteriores demonstraram maior proteção entre os adultos mais velhos após uma segunda dose, sugerindo que completar o regime de 2 doses pode ser particularmente importante para proteger os residentes de instituições de longa permanência.

Fonte: JAMA. DOI: 10.1001/jama.2021.5968.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários