Notícias de saúde

Cuidados com os filhos durante o lockdown recai sobre as mulheres

05 de março de 2021 (Bibliomed). A fim de conter a pandemia de COVID-19, muitos países adotaram como estratégia o lockdown. Com isso, empresas, escolas e estabelecimentos de serviços não essenciais fecharam as portas, e as pessoas tiveram que ficar em casa. Um novo estudo sugere que, apesar de tanto homens quanto mulheres estarem em isolamento social, a responsabilidade de cuidar dos filhos muitas vezes recaiu sobre os ombros das mulheres.

O estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, envolveu casais em que ambos trabalhavam e tinham pelo menos um filho com menos de 6 anos. Eles pesquisaram 274 casais e acompanharam 133 deles até maio.

Embora cerca de 37% dos casais dependessem da esposa para fornecer a maioria ou todos os cuidados infantis, 44,5% usaram estratégias mais igualitárias e quase 19% usaram estratégias que não eram de gênero ou igualitárias.

As estratégias de co-parentalidade incluíam dias de trabalho alternados, planejamento de turnos diários que abarcavam trabalho e cuidados infantis para marido e mulher, e horários alternados que mudavam de acordo com as necessidades de trabalho do casal. Essas estratégias realmente aumentaram a produtividade de ambos os pais.

O artigo não inclui citações qualitativas, mas os pesquisadores lembram claramente os comentários dos participantes, que incluíam reclamações de exaustão, insônia, cansaço, e ressentimentos, especialmente quando a maior parte ou a totalidade do trabalho recaía sobre a mulher.

Para os pesquisadores, não é surpresa que quando apenas a mulher faz todo o trabalho os resultados sejam ruins para o casal, pois cria muita tensão no relacionamento, o que atrapalha na relação homem-mulher e no trabalho.

Fonte: Journal of Applied Psychology. DOI: 10.1037/apl0000857.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários