Notícias de saúde

Pandemia aumentou casos de diabetes em crianças

29 de julho de 2021 (Bibliomed). As taxas e a gravidade do diabetes tipo 2 entre as crianças dos Estados Unidos aumentaram durante a pandemia de COVID-19, possivelmente devido ao ganho de peso durante o lockdown, dizem os pesquisadores da Pennington Biomedical Research Center.

Para saber mais sobre o diabetes tipo 2 em crianças durante a pandemia, os pesquisadores compararam o número e a gravidade das hospitalizações por diabetes tipo 2 no Hospital Infantil Nossa Senhora do Lago em Baton Rouge, entre março e dezembro de 2019 com o mesmo período em 2020. A taxa de hospitalização para diabetes tipo 2 de início novo aumentou de 0,27% - oito casos de 2.964 hospitalizações - em 2019, em comparação com 0,62% - 17 de 2.729 - em 2020.

Crianças hospitalizadas em 2020 tinham diabetes mais grave com maior glicose no sangue, maior A1C - um marcador de açúcar no sangue ao longo de três meses - e maiores indicadores de desidratação do que aqueles admitidos em 2019.

O estudo também mostrou que em 2020, mais crianças tinham condições graves que normalmente requerem admissão na unidade de terapia intensiva, como cetoacidose diabética (oito crianças contra três) e síndrome hiperglicêmica hiperosmolar (dois contra zero). Ambas as condições podem levar ao coma diabético.

De acordo com os pesquisadores, o lockdown ocasionado pela pandemia resultou em menos prática de atividade física, mais tempo de tela, mais comportamentos sedentários, distúrbios de sono e consumo de alimentos processados pelas crianças, o que contribui para o ganho de peso, que é uma das causas de diabetes.

Fonte: American Diabetes Association. Virual Meeting. June, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários