Notícias de saúde

Quatro condições que podem prever um pior prognóstico na COVID-19

01 de março de 2021 (Bibliomed). Um estudo de modelagem sugere que a maioria das hospitalizações de adultos com COVID-19 em todo o país são atribuíveis a pelo menos uma das quatro condições pré-existentes: obesidade, hipertensão, diabetes e insuficiência cardíaca, nessa ordem.

O estudo, publicado no Journal of the American Heart Association (JAHA), usou uma simulação matemática para estimar o número e a proporção de hospitalizações norte-americanas por COVID-19 que poderiam ter sido evitadas se os americanos não sofressem das quatro principais condições cardiometabólicas. Cada condição foi fortemente associada em outros estudos ao risco aumentado de resultados ruins com a infecção por COVID-19.

Os pesquisadores estimaram que, entre o total de 906.849 hospitalizações por COVID-19 que ocorreram em adultos nos EUA em 18 de novembro de 2020:

- 30% (274.322) foram atribuíveis à obesidade;
- 26% (237.738) foram atribuíveis à hipertensão;
- 21% (185.678) foram atribuídos ao diabetes; e
- 12% (106,139) foram atribuíveis à insuficiência cardíaca.

Em termos epidemiológicos, a proporção atribuível representa o percentual de internações por COVID-19 que poderiam ter sido evitadas na ausência das quatro condições. Em outras palavras, o estudo descobriu que os indivíduos ainda poderiam ter sido infectados, mas poderiam não ter tido um curso clínico grave o suficiente para requerer hospitalização. Quando os números para as quatro condições foram combinados, o modelo sugere que 64% (575.419) das hospitalizações COVID-19 poderiam ser evitadas. Uma redução de 10% na prevalência nacional de cada condição, quando combinada, poderia prevenir cerca de 11% de todas as hospitalizações por COVID-19, de acordo com o modelo.

As quatro condições foram escolhidas com base em outras pesquisas publicadas em todo o mundo, mostrando que cada uma é um preditor independente de resultados graves, incluindo hospitalização, entre pessoas infectadas com COVID-19.

O modelo estimou que idade e raça/etnia resultaram em disparidades nas hospitalizações por COVID-19 devido às quatro condições. Por exemplo, cerca de 8% das hospitalizações por COVID-19 entre adultos com menos de 50 anos foram estimadas como devidas ao diabetes, em comparação com cerca de 29% das hospitalizações por COVID-19 entre aqueles com 65 anos ou mais. Em contraste, a obesidade teve um impacto igualmente prejudicial nas hospitalizações por COVID-19 em todas as faixas etárias.

Em qualquer idade, as hospitalizações por COVID-19 atribuíveis a todas as quatro condições foram maiores em adultos negros do que em adultos brancos e geralmente maiores para diabetes e obesidade em adultos hispânicos do que em adultos brancos. Por exemplo, entre adultos com 65 anos ou mais, estimou-se que a diabetes causa cerca de 25% das hospitalizações por COVID-19 entre adultos brancos, contra cerca de 32% entre adultos negros e cerca de 34% entre adultos hispânicos.

Fonte: Tufts University. Press Release. February, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários