Notícias de saúde

Marcadores inflamatórios são pouco preditivos de desfechos clínicos nos pacientes hospitalizados com COVID-19

28 de dezembro de 2020 (Bibliomed). Os marcadores inflamatórios estão frequentemente elevados em pacientes com COVID-19, notavelmente proteína C reativa (PCR), dímero D, procalcitonina (PCT), lactato desidrogenase (LDH), velocidade de hemossedimentação (ESR) e ferritina. Vários estudos anteriores encontraram correlações entre vários biomarcadores e desfechos clínicos em pacientes com COVID-19. No entanto, a utilidade clínica desses vários biomarcadores para estratificação de risco e determinação do prognóstico entre pacientes com COVID-19 está evoluindo e ainda mal definida.

O objetivo de um novo estudo foi o de determinar a capacidade prognóstica dos testes laboratoriais em predizer desfechos clínicos em uma população diversa de pacientes no pronto-socorro com COVID-19.

Os pesquisadores avaliaram uma série de casos retrospectivos de 1.123 casos de COVID-19 confirmados em laboratório com o objetivo de determinar a capacidade prognóstica desses testes em predizer resultados clínicos. Embora os marcadores inflamatórios coletados dentro de 48h após a chegada frequentemente estejam correlacionados com os resultados em pacientes internados com COVID-19, seu valor preditivo parecia baixo nesses pacientes.

Assim, para os médicos do departamento de emergência, a obtenção de marcadores inflamatórios não pareceu ser valiosa para determinar a disposição ou o prognóstico.

Fonte: The American Journal of Emergency Medicine. DOI: 10.1016/j.ajem.2020.11.038.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários