Notícias de saúde

Dieta mediterrânea verde reduz a gordura do fígado

25 de fevereiro de 2021 (Bibliomed). Pesquisa recente publicada na revista Gut buscou examinar a eficácia da dieta mediterrânea verde (MED), mais restrita em carne vermelha/processada, e enriquecida com plantas verdes e polifenóis na doença gordurosa hepática não alcoólica, refletida pela perda de gordura intra-hepática (GIH).

Para o ensaio clínico de 18 meses DIRECT-PLUS, foram atribuídos 294 participantes com obesidade abdominal/dislipidemia (alterações metabólicas gordurosas) em grupos de diretrizes dietéticas saudáveis (DDS), MED e MED-verde para perda de peso, todos acompanhados de atividade física. Ambos os grupos de MED isocalórica consumiram 28 g/dia de nozes (+440 mg/dia de polifenóis). O grupo MED-verde consumiu ainda chá verde (3-4 xícaras/dia) e Mankai (uma cepa de planta aquática Wolffia globosa; cubos congelados de 100 g/dia) (+1240 mg/dia de polifenóis totais fornecidos). Mudanças de 18 meses na GIH foram quantificadas continuamente por espectroscopia de ressonância magnética de prótons.

Segundo os pesquisadores, embora a dieta mediterrânea e a dieta mediterrânea verde levem a uma perda de peso igual de maneira geral, a perda de gordura no fígado dobrou entre aqueles que fizeram a dieta verde. A dieta modificada visa altos níveis de polifenóis, compostos orgânicos produzidos pelas plantas, aparentemente para se proteger do estresse.

Fonte: Gut. DOI: 10.1136/gutjnl-2020-323106.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários