Notícias de saúde

Dependendo do ambiente, purificados de ar podem ajudar a transmitir coronavírus

19 de fevereiro de 2021 (Bibliomed). Desde o início da pandemia global, as autoridades de saúde alertaram sobre os perigos da transmissão viral em espaços confinados onde a circulação de ar é limitada. Por isso, muitas empresas têm buscado investir em alternativas para aumentar a circulação do ar em ambientes fechados, independentemente do tamanho.

Em hospitais, os poderosos sistemas de ventilação e purificação do ar garantem que o ar seja regularmente limpo e reciclado para evitar o acúmulo e a disseminação de aerossóis virais. Da mesma forma, nos aviões, o ar é constantemente reciclado para minimizar a transmissão viral.

O ar nos elevadores é principalmente estagnado, periodicamente agitado pela abertura e fechamento das portas dos elevadores. Mas alguns fabricantes de elevadores tentaram resolver esse problema instalando sistemas de purificação de ar. Essas tentativas podem ser equivocadas, no entanto, de acordo com um novo da Universidade de Nicósia, em Chipre.

Os sistemas de purificação de ar não afetam a limpeza do ar em um espaço confinado, eles também influenciam a circulação do ar. Até agora, argumentam os autores do novo estudo, os efeitos dos purificadores de ar na circulação do ar em espaços confinados não eram bem compreendidos.

Para o estudo, os pesquisadores ajustaram um modelo projetado para simular a propagação de gotículas de aerossol de saliva produzidas por uma tosse leve e sem máscara. Eles então adaptaram o modelo para o equivalente 3D de um elevador para cinco pessoas. A equipe também modelou os efeitos de máscaras e diferentes condições climáticas no movimento de partículas virais dentro do elevador.

Em seguida, os pesquisadores observaram como um sistema de purificação de ar, com diferentes combinações de posições de entrada e saída, influenciaria o movimento do ar dentro do elevador.

As simulações mostraram que o risco de transmissão viral dentro do elevador era realmente menor em elevadores com menos circulação de ar, o que se deve ao fluxo reduzido de mistura dentro do elevador.

De acordo com os autores do estudo, o modelo não considerou diferenças na eficácia do mecanismo de eliminação do vírus em diferentes purificadores de ar.

Fonte: Physics of Fluids. DOI: 10.1063/5.0038180.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários