Notícias de saúde

Coronavírus está no ar, sugere grupo de pesquisadores

06 de julho de 2020 (Bibliomed). Em carta aberta enviada à Organização Mundial da Saúde (OMS), pesquisadores pedem que a organização revise as recomendações de segurança para prevenção do novo coronavírus (SARS-CoV-2). De acordo com o documento, assinado por 239 cientistas de 32 países, há indícios de que partículas menores do SARS-CoV-2 estão circulando no ar, e que essas podem infectar pessoas.

Até o momento, de acordo com a OMS, as evidências apontam que o SARS-CoV-2 se espalha principalmente por grandes gotículas respiratórias que, uma vez expelidas por pessoas infectadas em tosse e espirro, caem rapidamente no chão.

No documento, os pesquisadores descreveram as evidências que mostram que partículas menores podem estar no ar e infectar pessoas. Segundo eles, se a transmissão aérea for um fator significativo na pandemia, especialmente em locais com pouca ventilação, as consequências para a contenção serão significativas.

Máscaras podem ser necessárias em ambientes fechados, mesmo em ambientes socialmente distantes. Os profissionais de saúde podem precisar de máscaras N95 que filtram até as menores gotículas respiratórias enquanto cuidam de pacientes com coronavírus. Além disso, ambientes fechados deverão ser suficientemente ventilados, sendo ideal que ar seja filtrado, especialmente em ambientes públicos, como escolas, prédios públicos e hospitais.

A OMS disse que está revisando as informações da carta assinada pelos cientistas, publicada no New York Times em 04 de julho.

Fonte: New York Times. July 04, 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários