Notícias de saúde

Efeitos colaterais das estatinas podem ser imaginários

09 de fevereiro de 2021 (Bibliomed). A maioria dos efeitos colaterais comumente atribuídos às estatinas redutoras do colesterol pode, na verdade, ser produto da imaginação dos pacientes, afirma uma nova pesquisa do Imperial College London, no Reino Unido.

A descoberta segue um estudo de 60 pacientes que estavam tomando estatinas, mas pararam por causa de dores musculares, fadiga ou dores nas articulações. Mas depois de dar aos pacientes um suprimento não marcado de estatinas e pílulas falsas para oito meses - quatro frascos de cada - os pesquisadores descobriram que 90% dos sintomas relatados ao tomar a droga real persistiram, mesmo quando os pacientes estavam tomando um medicamento ou placebo.

Os participantes do estudo tinham idades entre 37 e 79 anos e todos pararam de tomar estatinas em algum momento entre junho de 2016 e março de 2019. Cada paciente recebeu quatro frascos de estatinas e quatro frascos de placebos, cada um contendo comprimidos de aparência idêntica para serem consumidos em ordem aleatória durante oito meses. Os pacientes então não tomaram nada por mais quatro meses.

Ao todo, 49 pacientes completaram o ensaio de um ano, tomando nota dos sintomas durante o período do estudo. O resultado: 90% dos sintomas associados às estatinas reais continuaram com o uso de placebos. A intensidade dos sintomas também foi considerada quase tão ruim durante o consumo de placebo quanto durante o consumo de estatina, embora tenha caído pela metade quando não se tomou nenhum comprimido.

Os pesquisadores disseram que a descoberta é um exemplo do "efeito nocebo", no qual os pacientes experimentam um efeito colateral negativo, apesar de fazerem um tratamento simulado. Mas como uma medida de quão perturbadora a experiência do efeito colateral pode ser - real ou percebida - a equipe observou que 24 dos 49 pacientes pararam temporariamente de tomar qualquer comprimido por pelo menos um mês, com 71 interrupções no total. Das 71 interrupções, 31 ocorreram durante o uso de placebo e 40 durante o uso de estatina.

Ainda assim, os pesquisadores deixaram claro que o estudo não sugere que todos os efeitos colaterais das estatinas sejam imaginários, destacando que todos os medicamentos causam alguns efeitos colaterais, mesmo que raramente. Eles explicam que, para pacientes com sintomas imaginários, explicar o efeito nocebo pode fazer com que metade deles voltem a tomar os medicamentos.

Fonte: New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMc2031173.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários